Yadriel é um garoto trans e gay que está determinado a afirmar sua identidade de gênero e orientação sexual para sua família latina tradicional. Mas, para isso, ele acaba invocando um fantasma que se recusa a ir embora...
Os garotos do cemitério é uma fantasia paranormal e o marcante livro de estreia de Aiden Thomas.
Quando a família latina bastante tradicional de Yadriel tem problemas para aceitar sua verdadeira identidade de gênero, Yadriel torna-se determinado a provar que é um verdadeiro bruxo. Fortemente conservadora, a comunidade bruxe não permite que ele passe pelo ritual, com a desculpa de que a Senhora Morte não iria aceitá-lo, por conta de sua identidade de gênero e orientação sexual. Com a ajuda de sua prima e melhor amiga Maritza, ele decide ele mesmo resolver o problema, na expectativa de encontrar o espírito de seu primo assassinado e, então, libertá-lo.
No entanto, o fantasma que ele invoca é, na verdade, Julian Diaz, o bad boy da escola... e Julian não tem interesse em deixar esse mundo tão facilmente. Ele está determinado a descobrir o que aconteceu e resolver algumas pendências e pontas soltas antes de partir. Sem escolha, Yadriel concorda em ajudar Julian, para que ambos possam obter o que querem.
O que Yadriel não esperava era que, quanto mais tempo passa com Julian, menos quer que o garoto se vá.
“O romance equilibra perfeitamente a vibrante e enérgica cultura latina com assuntos mais densos, como aceitação LGBTQ+, deportação, colonização e racismo em espaços autoritários.” – TeenVogue
“Este impressionante romance de estreia de Thomas é detalhado, comovente e imensamente romântico. No final, eu estava chorando – mas não de tristeza. Eu me senti tão incrivelmente feliz por saber que esta aventura latina queer poderá ser lida por outros jovens. Os garotos do cemitério é um livro necessário: para jovens trans, para jovens queer, para aqueles que fazem parte da comunidade latino-americana e precisam se ver nessas páginas. Não deixe de ler.” – Mark Oshiro, autor de Anger is a gift.
"