O filósofo e educador Mário Sergio Cortella nos diz neste livro os motivos pelos quais podemos aproveitar melhor a vida se aprendermos a nos relacionar sem preconceitos. Ele fala da importância de sermos uma sociedade diversa, plural, que acolhe todos os tipos de pessoas.
Intolerância, polarização, hostilidade, desprezo. Esses sintomas presentes em nosso cotidiano se originam, em grande medida, na falta de alteridade. Na atitude de olhar o outro não como outro, mas como estranho, como intruso e, muitas vezes, como inferior.
É nessa ambiência que se instala o preconceito, ao qual todos precisamos estar atentos. Porque o preconceito reduz a nossa capacidade de conviver, de refletir, de fazer melhor, de inovar e de partilhar.
Este livro, escrito originalmente com Janete Leão Ferraz e publicado em 2012 com o nome Escola e Preconceito foi modificado e renomeado em 2020 como A Diversidade, ganhando mais atualidade. Agora, em função das velozes e necessárias alterações que o tema carrega, foi novamente recriado e ampliado, contendo melhores condições para o que precisamos fazer com urgência: recusar o biocídio e o horror do preconceito, seguindo na busca de uma vida coletiva que reconheça concretamente a beleza na diversidade, a complementariedade na diferença, a riqueza na pluralidade!